Postagem em destaque

Um Líder de sucesso sabe lidar com as divergências

Nos últimos meses escrevi alguns textos sobre liderança, focado no comportamento e atitudes, que considero ser essenciais para que uma pes...

quinta-feira, 28 de abril de 2016

A briga pelo poder na gestão é imaginário

A cada dia que passa, a realidade mais se aproxima dos filmes e das novelas. É impressionante como as pessoas andam se contaminando até mesmo no mundo executivo.

A briga por um poder na gestão, mesmo que imaginário é cada vez maior, deixando de lado alicerces e princípios tão valiosos, que fazem um ser humano diferente dos demais animais. A ausência de amor ao que se faz e as pessoas que o cercam no ambiente de trabalho, é cada vez mais intensa, transformando amigos da noite para o dia em inimigos. O mais engraçado, é que quando alguém tenta defender velhos conceitos, que são para mim, essenciais para o caráter de qualquer pessoa, serve de chacota junto a esmagadora maioria.

Trabalhar com a verdade é a porta mais perto da saída da empresa. Demonstrar respeito a honestidade, é o caminho mais fácil para se isolar. Valorizar as pessoas fazendo o bem, pode ser visto como prejudicial e exigir lealdade é questão de piada. Mas um bom gestor, que pretende deixar seu nome gravado na história, não pode se deixar vencer e terá que redobrar seus esforços diários, para vencer situações que desanimem na busca do caminho correto. Um bom pastor, precisa saber lidar com as ovelhas, com o pasto, com a água e com todos os recursos necessários para se obter sucesso.

O caminho mais curto, pode até trazer um retorno mais imediato, como até enganar por algum tempo, mas a verdade um dia aparecerá e a cobrança, é como um mar ressacado, levando tudo o que vê pela frente. Como disse Jesus Cristo, em uma de sua parábolas, é preciso separar o joio do trigo, ou seja, trabalhar diariamente para preservar a virtude. Em outra parábola ele diz, diga com quem andas, que direis quem és. Então, um bom gestor precisa alimentar-se de coisas boas, de bons relacionamentos e principalmente, zelar como nunca por sua integridade espiritual e somente o amor, é capaz de fazer a ponte, nos atalhos que vida insiste em tentar criar.

Lidar com essas diversidades está entre as tarefas mais difícil para formação de um Líder, que será testado todos os dias. São muitas as decepções até a chegada do sucesso, pois não existe certo ou errado para quem busca o poder apenas pelo resultado (dinheiro ou fama). Trabalhar em favor de uma missão, seja ela qual for, para melhoria da satisfação dos clientes, melhoria da imagem da organização, melhoria da educação e evolução dos colaboradores, ou melhoria do desenvolvimento, mexerá com aqueles, que veem no trabalho apenas como uma fonte de renda, que logo se agruparão para tentar derrubar este líder. Tem um ditado popular que diz, que os fracos de princípios se unem para derrubar aqueles que almejam um diferencial nas virtudes.

Quero concluir afirmando, que escrevi com base em minhas memórias e que estou muito feliz por ter vencido até aqui, cada situação que fui colocado a prova e espero de coração ter contribuído de alguma forma, para que está enfrentando ou que esteja entrando agora neste caminho tão difícil, que é ser Líder.

Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário