Quando vi a imagem em anexo neste texto, fiquei extasiado de alegria, pois corou vários artigos que venho escrevendo. Como diz o ditado, uma imagem representa mais que mil palavras. Em minhas viagens durante as consultorias, ou entre um intervalo e outro das reuniões e palestras, entre um bate-papo e outro, recebo uma pergunta com muita constância, que é: "qual o melhor caminho para se obter sucesso". Sinto-me lisonjeado e ao mesmo tempo, inconformado, pois ainda não tenho o sucesso que julgo ser merecido, depois de mais de 26 anos de trabalho, viajando todo Brasil, falando sobre Gestão da Qualidade e Gestão Executiva na Saúde. Na verdade, sou partidário daqueles que acreditam, que o sucesso é consequência do trabalho que se realiza. Não importando qual o trabalho. Então não existe um segredo absoluto, mas ele só ocorre para aqueles que trabalham, com foco, disciplina, dedicação, escolhendo decisões necessárias, mesmo que elas sejam difíceis, com resiliência e com muita persistência, consegue gozar deste benefício ... sucesso.
Porém as pessoas ao seu redor, só verão aquilo que você conquistou, julgando se é ou não merecido, mas sem se importar com o tempo, o sofrimento, ou qualquer sacrifício que você tenha feito para obter o êxito. Veja como nós comportamos com um atleta: só reconhecemos o vencedor, não importa em qual esporte estejamos falando, embora todos os participantes, tenham se sacrificado, trabalhado duro por horas, com disciplina, deixando de lado momentos de lazer, a família, dentre outras decisões difíceis, com resiliência e muita persistência. Porém, somente o vencedor receberá a glória do sucesso. E é nessa hora, que gosto de afirmar, o líder de verdade precisa estar pronto, porque você saberá apenas na hora se receberá o prêmio. Tudo dependerá de você, do seu esforço e do universo conspirar à seu favor. É preciso ter fé, não deixar se abater por contratempos e buscar o equilíbrio entre aquilo que se faz e aquilo que se recebe, pois só compensa, se haver felicidade, ou melhor dizendo, vários momentos alegres com algum prazer.
Ao longo de minha jornada, presenciei diversas pessoas com muito poder, mas sem alegria. Também encontrei diversas pessoas alegres, mas sem nenhum propósito, apenas vivendo o que a vida proporcionava. Outras, tinham uma obsessão tão grande pelo sucesso, que não percebia que já os tinha e não conseguia curtir o momento, vivendo como um louco na busca de algo que já estava ao seu alcance. Quanto mais analisava esses comportamentos, mas compreendia que o modelo mais adequado para a minha pessoa, seria o equilíbrio. Amo o que faço, mas também me amo, como amo a minha família e não quero perder nada, nem ter que opinar por um ou por outro. Então só deixo rolar, desde que os três estejam em consenso e feliz com este consenso.
É assim que vejo o sucesso, uma consequência, ou seja, um resultado, que mudará a cada ciclo, a cada atividade, a cada tarefa. É impossível obter sucesso em tudo o que se faz, mas com certeza se você estiver feliz no que faz, conseguirá enxergar o sucesso nos olhos das pessoas que estiverem feliz com você. Ouse, lute, trabalhe, ame, se renove, persevere e principalmente, tenha a capacidade de se adaptar as suas adversidades e busque a evolução positiva frente ao resultado obtido, ou seja, tenha resiliência.
Ronaldo Damaceno
Nenhum comentário:
Postar um comentário