O resultado esperado e/ou desejado é de responsabilidade do líder/gestor, mas o resultado obtido é fruto do trabalho de equipe, isso mostra que as alegrias devem ser compartilhadas, já as derrotas, devem ser encaradas como fonte de aprendizado e melhoria para um novo projeto. Digo isso por acreditar que o gestor foi o primeiro a idealizar e o grande responsável por direcionar, além de responsável por monitorar e definir ajustes ao longo do tempo. Aqui fica outra importante característica do gestor, que é a de conciliador entre o que se pretende com aquilo que o seu subordinado faz.
Dentre todas essas características, a disciplina e a fé são essenciais as pessoas que fazem sucesso. Posso destacar o técnico Bernardino da seleção de Vôlei, que cobra muito de seus jogadores, altera posicionamento e tática a cada partida e conforme o resultado do jogo, além de trabalhar como poucos a fé de que o resultado aparecerá se fizerem com resiliência aquilo que foi treinado.
Outro grande exemplo foi o técnico Tele Santana, que compartilhava as vitórias com os jogadores e assumia a responsabilidade das derrotas, aprimorando o seu time para a próxima partida.
Também podemos destacar Buda, Gandhi, Papa Francisco e com certeza absoluta, Jesus Cristo. Eles souberam como ninguém a juntar multidões e fazer com que eles tivessem esperanças nos momentos mais adversos. Os resultados são colhidos até hoje, mesmo depois da morte deles. Graças a disciplina diária, a mensagem positiva e a fé na quebra de paradigmas. Todo gestor que se preza precisa aprofundar seus estudos nessas personalidades, que deixaram uma vasta literatura e que ajudará a quem estuda a se firmar como ser humano.
Uma das frases de Jesus Cristo nos ensina a ser Líderes: "Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir". Então nunca deixe de servir e busque sempre conciliar o seu propósito com sua equipe, veja uma outra mensagem dele que reforça isso: "O Senhor oculta algumas coisas aos sábios, mas revela aos pequeninos." Uma outra mensagem e para mim a mais importante, ressalta "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".
Então precisamos como nunca estar em harmonia com o universo, corpo, mente e alma, para poder apontar o caminho, dos resultados esperados e/ou desejados.
Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde
Gestor Executivo em Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário