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Um Líder de sucesso sabe lidar com as divergências

Nos últimos meses escrevi alguns textos sobre liderança, focado no comportamento e atitudes, que considero ser essenciais para que uma pes...

sábado, 21 de maio de 2016

Um Líder de sucesso sabe lidar com as divergências

Nos últimos meses escrevi alguns textos sobre liderança, focado no comportamento e atitudes, que considero ser essenciais para que uma pessoa exercendo o papel de líder precisa ter, para obter sucesso. Cada pensamento foi com base em experiências próprias, ou de pessoas que entendo como referências nesse seguimento, seleto e exigente. Um líder não é feito ao acaso, é preciso muita determinação, amor e convicção de quem está realizando, a ponto de persuadir outras pessoas em pró de um objetivo.

Um líder precisa estar pronto para enfrentar divergências, saber definir prioridades e captar sugestões capazes de melhorar as ideias macros de cada plano, sendo assim, a tarefa principal de um líder, é de idealizar as estratégias e os objetivos macros, estabelecer as metas e incentivar com que sua equipe defina as tarefas e as ações táticas para que a visão de futuro ocorra. Porém, é preciso monitorar cada etapa da execução deste plano, com objetivo de alinhar as ações, garantindo assim o resultado desejado. E geralmente é nessa fase, que as divergências ocorrem. Na medida que as tarefa e ações começam ocorrer, tornando real os objetivos e estratégias, as pessoas começam a enxergar o resultado e começam a ter interesses, que muitas vezes, são diferentes daquele propósito inicial, exigindo habilidade e criatividade do líder para manter a equipe com foco e motivada.

Fernando Henrique Cardoso, quando Presidente do Brasil, tinha como foco acabar com a inflação e estabilizar a econômica brasileira, apesar de não ser economista, obteve êxito, pois soube montar uma equipe de ministérios competentes que conseguiram definir ações e tarefas capazes de derrubar o que parecia impossível, além de conseguir mobilizar o Congresso e o Senado na aprovação de medidas necessárias para concretizar as ações necessárias para conquistar essa visão. Infelizmente FHC, ficou conhecido como o Presidente da Privatização, que para muitos, recebeu vantagens para fazê-las, o que ninguém consegue responder, nem mesmo os mais estudiosos, é se naquela época, havia outra coisa a ser feita, que trouxesse o mesmo resultado.

Fernando Collor de Mello quando presidente, também teve uma visão estratégica importantíssima para o Brasil, que era de transforma-lo em um país de primeiro mundo. Na época, dizia que os carros mais pareciam carroças. A estratégia principal foi a da abertura da economia. Lembro como se fosse hoje, quando os telefones, televisores, carros e computadores, começaram a chegar, não obstante, filmes e discos, remédios e profissionais. As mudanças foram tantas, que não dava para acreditar. Infelizmente, as falcatruas surgiram, os interesses pessoais daqueles que ganhavam com a trava da economia passaram a falar mais alto e o FCM não teve competência para lidar com as divergências e acabou sofrendo o impeachment.

Luis Inácio Lula da Silva, também foi um presidente importantíssimo para o Brasil, com a visão estratégica de emprego para todos, com objetivo de eliminar a fome. Enquanto teve esse ideal, conseguiu mobilizar multidões, calando até mesmo a oposição. É lógico que isso não justifica, o que ele se tornou, mas é um exemplo real de um líder catalizador de ideias, com foco e disciplina, na busca de um ideal, negociando com quem fosse preciso para tornar real aquilo que planejou.

Agora fica fácil entender porque a Dilma Rousseff não obteve êxito. Ela como ministra foi essencial para o projeto do Lula, porém como Presidente, não tinha outro ideal e também não tinha as mesmas convicções necessárias para negociar com as diferentes categorias, para manter em operação um projeto audacioso de melhoria da classe C, D, E. O Brasil ficou sem eira nem beira, perdendo a vitalidade e vulnerável a qualquer crise econômica.

Por mais difícil que pareça, mesmo que você não acredite, isso é um paralelo real para qualquer outro seguimento de negócio, seja político, esporte, religião, empresa, associação ou pessoal. Todas as pessoas que fazem sucesso, sem exceção, tiveram um sonho, transformaram isso em estratégias, montaram um planejamento estratégico, consciente ou não, e venderam isso de alguma maneira para outras pessoas, que confiaram e apoiaram de maneira tática, para que o resultado ocorresse. Manter isso em curso ao longo do tempo, não é tarefa fácil, exigindo renovação sistêmica e continuada do líder. É por isso, que aconselhamos as empresas, a renovarem seus elementos estratégicos, suas estratégias e objetivos, para manter viva, as esperanças da empresa.

Entendo que consegui passar mais um pensamento e espero de coração ter contribuído com aqueles que buscam seu caminho na liderança.

Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde
RD Consultoria
www.rdconsultoria.com.br



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