Em meus 35 anos de trabalho, sendo 24 destinados a gestão e liderança, 21 focados em Gestão Executiva em Saúde com ênfase na Qualidade Total, já presenciei muitas personalidades diferentes e marcantes por suas características e, as que mais se destacaram e continuam em plena evolução, são aquelas que incentivam o liderado no caminho do sucesso. Já aqueles que ficam impedindo o crescimento de seu liderado, terminam sem o reconhecimento do seu trabalho.
É por isso que considero rica a mensagem de Mahtma Gandhi, de que "não precisamos apagar a luz do próximo para que a nossa brilhe". E quando alguém defini isso como princípio fundamental, acaba fazendo a diferença neste mercado competitivo da liderança. Digo isso pois, entendo que não dominamos tudo e não somos donos da verdade, há e sempre haverá a necessidade de trocas de experiências para o enriquecimento de propósitos e melhoria contínua de qualquer projeto. Rico daqueles que gratificarem as pessoas que os auxiliam de alguma forma, pois criarão um relacionamento frutífero e vencedor.
A caminhada de um líder rumo ao sucesso, geralmente é solitária, devido as escolhas difíceis que são obrigados a fazer, sejam elas para garantir o resultado esperado do processo, sejam elas, para corrigir interpretações duvidosas dos assistentes e/ou auxiliares deste projeto. É dai que nasce as avaliações pessoais sobre o líder. Algumas pessoas passam acreditar que o resultado do líder foi por ter puxado o saco do dono, outros, avaliaram que o líder se apropriou da ideia de outra pessoa, e outras pessoas dirão que, o líder cresceu por conta de safadezas, ou que foi questão de sorte. Serão raras as pessoas que reconhecerão o espirito guerreiro do líder, as habilidades de negociação, em formalizar parcerias para a conquista de um ideal, a clareza na elucidação de metas em pró de um projeto rumo a uma visão estratégica. Aliás, em minha opinião, liderar só é possível se houver uma visão clara do que se pretende alcançar e, infelizmente, são poucas as pessoas que conseguem vislumbrar o topo da caminhada e buscar os parceiros necessários para a chegada triunfante.
Podemos brincar com esse tema, imagine que você queira realizar uma festa que faça sucesso. Acredito que você pensará nas pessoas e/ou empresas que te ajudaram nesta empreitada, como por exemplo: você precisará de alguém para receber as pessoas, de alguém para fazer as comidas, servir, alegrar, como também de uma pessoa para fotografar, filmar e de um especialista para articular o resultado. Viu como tudo parece uma engrenagem. Se cada um fizer sucesso em sua operação, a festa será um sucesso, lembrada por décadas para cada participante. Não há espaços para brigas ou lutas individuais, na verdade, todos precisam estar comprometidos com o mesmo propósito, doando-se ao máximo para o projeto, então não existe apenas um vencedor, mas haverá sempre um líder, com habilidade para ver o caminho e direcionar a equipe neste caminho.
Liderar uma equipe, exige malicia para entender o momento de cada pessoa envolvida no projeto, em cada etapa diferente em que estiver, bem como saber flagrar os melhores momentos da equipe para enfatizar o êxito, evitando ao máximo a chamada de atenção à público, ou seja, o verdadeiro Líder, fara com que as pessoas que emprestam seu talento para o sucesso deste projeto, tenham orgulho de levantar todos os dias, oferecendo empenho em pró do caminho traçado. É por isso que defendo, todo projeto precisa ter início, meio e fim. Ninguém consegue se empenhar por um projeto por prazo indefinido, sem recompensas pelo esforço empenhado. É por isso que as ações precisamos ser bem definidas, muito bem direcionadas e permitir visão clara de futuro, de cada pessoa envolvida no projeto. Em outras palavras, o Líder precisa implementar esperanças em seus liderados, todos os dias, com metas factíveis e plausíveis.
Se você quer fazer uma empresa ser a melhor do mercado, primeiro precisará fazer com que cada pessoa sinta-se os melhores do mercado, depois fazer com que um setor inteiro seja o melhor da empresa, depois o departamento inteiro, assim sucessivamente, até que toda empresa tenha conquistado tal astucia. Perceba que ao definir a visão, logo ficará claro os objetivos estratégicos que teremos de cumprir. Continuando com o exemplo acima, de ser a melhor empresa do mercado, é preciso definir claramente o que é ser melhor, no que devemos ser melhores, aonde e no que devemos aprimorar e, como deveremos atuar para consolidar isso. Perceba que as ações começam a surgir a cada etapa do planejamento.
Outra mensagem importante, é do maior fenômeno brasileiro Ayrton Senna, "quando penso que cheguei ao meu limite descubro que tenho forças para ir além." Com certeza deve ser outro princípio para quem quer ser Líder, é preciso buscar forças interiores a cada dificuldade do projeto e desenvolver uma nova etapa. Fazer com que as esperanças se renovem, desde o chão de fábrica até o alto escalão. Quero deixar claro, que a liderança precisa ser trabalhada todos os dias e somente para aqueles que estão presente, vivenciando o resultado de cada processo, conseguirá escalar a pirâmide do sucesso.
Adorei escrever esse texto, pois me incentivou a buscar novas alternativas de comunicar com minha equipe de trabalho. Espero de coração de contribuído de alguma forma com quem pretende começar essa longa e gratificante caminhada pela liderança.
Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde
Um blog voltado para a liderança, gestão da qualidade, comentários políticos, inteligência emocional, trabalho de equipe e melhoria contínua.
Postagem em destaque
Um Líder de sucesso sabe lidar com as divergências
Nos últimos meses escrevi alguns textos sobre liderança, focado no comportamento e atitudes, que considero ser essenciais para que uma pes...
sábado, 7 de maio de 2016
Um bom líder incentiva o brilho de seus liderados
Marcadores:
Caminho,
Hora da Verdade,
inteligência emocional,
lider,
liderança,
Melhoria Contínua,
processos,
projetos,
sucesso,
visão de futuro
Local:
São Domingos, São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário