Durante anos ouvi este jargão, "Viver é Melhor que Sonhar", e por um longo período de tempo, fiz exatamente isto, vivi intensamente cada momento que a vida me proporcionou. Hoje, com muitas obrigações que a vida me trouxe, após acúmulo de boas lembranças mas repleta de responsabilidades, posso afirmar que viver sem sonhos, torna a vida sem graça.
É lindo ver pessoas empolgadas realizando seus sonhos que é a fonte inicial de qualquer planejamento. Quando o sonho se torna real e quando ele está direcionado para o bem das pessoas, a vida encontra um meio, de conspirar a favor.
Já me emocionei muitas vezes com algumas conquistas. Todas elas eram frutos de sonhos, que cuidadosamente, transportei para um plano, depois para um projeto, seguido de metas e ações. Manter isto em funcionamento era um desafio constante. Muitos sacrifícios e até mesmo a solidão foi necessário para obter êxito e poucos momentos de felicidades. Digo poucos, porque a vida cobra caro cada escolha que é feita ao longo da caminhada. Você terá de decidir o tempo todo e aquilo que foi deixado de lado, uma hora volta a aparecer e te mostra o que você deixou pra traz. Por isto afirmo, o sonho precisa ser bom e valer a pena, para que a vida faça sentido.
Amo minha profissão, minha família e meus poucos amigos. Mesmo sabendo que algumas escolhas poderiam ter sido melhores, porém, talvez o resultado não seria o mesmo. Entender a missão que a vida nos impõe, não é tarefa para qualquer um. Somente pessoas sintonizadas, em consonância frequente com a natureza, é capaz de manter este equilíbrio, entre o sonho e a realidade, entre a emoção e a razão.
Se abdicar dos prazeres da vida livre, parece fácil, mas não é. Somente com disciplina e ousadia, você conseguirá colocar um plano na frente desta tentação. E são poucas as pessoas que aceitaram isto, uma vez que foge à grande realidade. Mas ao longo do tempo, os resultados começam a separar o joio do trigo, fortalecendo e evidenciando aqueles que se preservaram firmes no caminho da realização de seus sonhos. Trazendo as recompensas merecidas e dignas. Por isto, não coloque o dinheiro como fonte principal, pois você irá se decepcionar. O dinheiro e os bens materiais são consequências daquilo que se faz. Então, valorize-se com conhecimento, tenha princípios e valores, seja guardião de bons costumes, ame a você e ao próximo, ame a sua vida.
Ronaldo Damaceno
Nenhum comentário:
Postar um comentário