Um blog voltado para a liderança, gestão da qualidade, comentários políticos, inteligência emocional, trabalho de equipe e melhoria contínua.
Postagem em destaque
Um Líder de sucesso sabe lidar com as divergências
Nos últimos meses escrevi alguns textos sobre liderança, focado no comportamento e atitudes, que considero ser essenciais para que uma pes...
sábado, 21 de maio de 2016
Um Líder de sucesso sabe lidar com as divergências
Um líder precisa estar pronto para enfrentar divergências, saber definir prioridades e captar sugestões capazes de melhorar as ideias macros de cada plano, sendo assim, a tarefa principal de um líder, é de idealizar as estratégias e os objetivos macros, estabelecer as metas e incentivar com que sua equipe defina as tarefas e as ações táticas para que a visão de futuro ocorra. Porém, é preciso monitorar cada etapa da execução deste plano, com objetivo de alinhar as ações, garantindo assim o resultado desejado. E geralmente é nessa fase, que as divergências ocorrem. Na medida que as tarefa e ações começam ocorrer, tornando real os objetivos e estratégias, as pessoas começam a enxergar o resultado e começam a ter interesses, que muitas vezes, são diferentes daquele propósito inicial, exigindo habilidade e criatividade do líder para manter a equipe com foco e motivada.
Fernando Henrique Cardoso, quando Presidente do Brasil, tinha como foco acabar com a inflação e estabilizar a econômica brasileira, apesar de não ser economista, obteve êxito, pois soube montar uma equipe de ministérios competentes que conseguiram definir ações e tarefas capazes de derrubar o que parecia impossível, além de conseguir mobilizar o Congresso e o Senado na aprovação de medidas necessárias para concretizar as ações necessárias para conquistar essa visão. Infelizmente FHC, ficou conhecido como o Presidente da Privatização, que para muitos, recebeu vantagens para fazê-las, o que ninguém consegue responder, nem mesmo os mais estudiosos, é se naquela época, havia outra coisa a ser feita, que trouxesse o mesmo resultado.
Fernando Collor de Mello quando presidente, também teve uma visão estratégica importantíssima para o Brasil, que era de transforma-lo em um país de primeiro mundo. Na época, dizia que os carros mais pareciam carroças. A estratégia principal foi a da abertura da economia. Lembro como se fosse hoje, quando os telefones, televisores, carros e computadores, começaram a chegar, não obstante, filmes e discos, remédios e profissionais. As mudanças foram tantas, que não dava para acreditar. Infelizmente, as falcatruas surgiram, os interesses pessoais daqueles que ganhavam com a trava da economia passaram a falar mais alto e o FCM não teve competência para lidar com as divergências e acabou sofrendo o impeachment.
Luis Inácio Lula da Silva, também foi um presidente importantíssimo para o Brasil, com a visão estratégica de emprego para todos, com objetivo de eliminar a fome. Enquanto teve esse ideal, conseguiu mobilizar multidões, calando até mesmo a oposição. É lógico que isso não justifica, o que ele se tornou, mas é um exemplo real de um líder catalizador de ideias, com foco e disciplina, na busca de um ideal, negociando com quem fosse preciso para tornar real aquilo que planejou.
Agora fica fácil entender porque a Dilma Rousseff não obteve êxito. Ela como ministra foi essencial para o projeto do Lula, porém como Presidente, não tinha outro ideal e também não tinha as mesmas convicções necessárias para negociar com as diferentes categorias, para manter em operação um projeto audacioso de melhoria da classe C, D, E. O Brasil ficou sem eira nem beira, perdendo a vitalidade e vulnerável a qualquer crise econômica.
Por mais difícil que pareça, mesmo que você não acredite, isso é um paralelo real para qualquer outro seguimento de negócio, seja político, esporte, religião, empresa, associação ou pessoal. Todas as pessoas que fazem sucesso, sem exceção, tiveram um sonho, transformaram isso em estratégias, montaram um planejamento estratégico, consciente ou não, e venderam isso de alguma maneira para outras pessoas, que confiaram e apoiaram de maneira tática, para que o resultado ocorresse. Manter isso em curso ao longo do tempo, não é tarefa fácil, exigindo renovação sistêmica e continuada do líder. É por isso, que aconselhamos as empresas, a renovarem seus elementos estratégicos, suas estratégias e objetivos, para manter viva, as esperanças da empresa.
Entendo que consegui passar mais um pensamento e espero de coração ter contribuído com aqueles que buscam seu caminho na liderança.
Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde
RD Consultoria
www.rdconsultoria.com.br
sábado, 7 de maio de 2016
Um bom líder incentiva o brilho de seus liderados
É por isso que considero rica a mensagem de Mahtma Gandhi, de que "não precisamos apagar a luz do próximo para que a nossa brilhe". E quando alguém defini isso como princípio fundamental, acaba fazendo a diferença neste mercado competitivo da liderança. Digo isso pois, entendo que não dominamos tudo e não somos donos da verdade, há e sempre haverá a necessidade de trocas de experiências para o enriquecimento de propósitos e melhoria contínua de qualquer projeto. Rico daqueles que gratificarem as pessoas que os auxiliam de alguma forma, pois criarão um relacionamento frutífero e vencedor.
A caminhada de um líder rumo ao sucesso, geralmente é solitária, devido as escolhas difíceis que são obrigados a fazer, sejam elas para garantir o resultado esperado do processo, sejam elas, para corrigir interpretações duvidosas dos assistentes e/ou auxiliares deste projeto. É dai que nasce as avaliações pessoais sobre o líder. Algumas pessoas passam acreditar que o resultado do líder foi por ter puxado o saco do dono, outros, avaliaram que o líder se apropriou da ideia de outra pessoa, e outras pessoas dirão que, o líder cresceu por conta de safadezas, ou que foi questão de sorte. Serão raras as pessoas que reconhecerão o espirito guerreiro do líder, as habilidades de negociação, em formalizar parcerias para a conquista de um ideal, a clareza na elucidação de metas em pró de um projeto rumo a uma visão estratégica. Aliás, em minha opinião, liderar só é possível se houver uma visão clara do que se pretende alcançar e, infelizmente, são poucas as pessoas que conseguem vislumbrar o topo da caminhada e buscar os parceiros necessários para a chegada triunfante.
Podemos brincar com esse tema, imagine que você queira realizar uma festa que faça sucesso. Acredito que você pensará nas pessoas e/ou empresas que te ajudaram nesta empreitada, como por exemplo: você precisará de alguém para receber as pessoas, de alguém para fazer as comidas, servir, alegrar, como também de uma pessoa para fotografar, filmar e de um especialista para articular o resultado. Viu como tudo parece uma engrenagem. Se cada um fizer sucesso em sua operação, a festa será um sucesso, lembrada por décadas para cada participante. Não há espaços para brigas ou lutas individuais, na verdade, todos precisam estar comprometidos com o mesmo propósito, doando-se ao máximo para o projeto, então não existe apenas um vencedor, mas haverá sempre um líder, com habilidade para ver o caminho e direcionar a equipe neste caminho.
Liderar uma equipe, exige malicia para entender o momento de cada pessoa envolvida no projeto, em cada etapa diferente em que estiver, bem como saber flagrar os melhores momentos da equipe para enfatizar o êxito, evitando ao máximo a chamada de atenção à público, ou seja, o verdadeiro Líder, fara com que as pessoas que emprestam seu talento para o sucesso deste projeto, tenham orgulho de levantar todos os dias, oferecendo empenho em pró do caminho traçado. É por isso que defendo, todo projeto precisa ter início, meio e fim. Ninguém consegue se empenhar por um projeto por prazo indefinido, sem recompensas pelo esforço empenhado. É por isso que as ações precisamos ser bem definidas, muito bem direcionadas e permitir visão clara de futuro, de cada pessoa envolvida no projeto. Em outras palavras, o Líder precisa implementar esperanças em seus liderados, todos os dias, com metas factíveis e plausíveis.
Se você quer fazer uma empresa ser a melhor do mercado, primeiro precisará fazer com que cada pessoa sinta-se os melhores do mercado, depois fazer com que um setor inteiro seja o melhor da empresa, depois o departamento inteiro, assim sucessivamente, até que toda empresa tenha conquistado tal astucia. Perceba que ao definir a visão, logo ficará claro os objetivos estratégicos que teremos de cumprir. Continuando com o exemplo acima, de ser a melhor empresa do mercado, é preciso definir claramente o que é ser melhor, no que devemos ser melhores, aonde e no que devemos aprimorar e, como deveremos atuar para consolidar isso. Perceba que as ações começam a surgir a cada etapa do planejamento.
Outra mensagem importante, é do maior fenômeno brasileiro Ayrton Senna, "quando penso que cheguei ao meu limite descubro que tenho forças para ir além." Com certeza deve ser outro princípio para quem quer ser Líder, é preciso buscar forças interiores a cada dificuldade do projeto e desenvolver uma nova etapa. Fazer com que as esperanças se renovem, desde o chão de fábrica até o alto escalão. Quero deixar claro, que a liderança precisa ser trabalhada todos os dias e somente para aqueles que estão presente, vivenciando o resultado de cada processo, conseguirá escalar a pirâmide do sucesso.
Adorei escrever esse texto, pois me incentivou a buscar novas alternativas de comunicar com minha equipe de trabalho. Espero de coração de contribuído de alguma forma com quem pretende começar essa longa e gratificante caminhada pela liderança.
Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Agradecimento público
Hoje foi mais um dia daqueles que quero guardar para sempre na minha galeria de dias felizes. Receber o carinho dos meus familiares e dos meus amigos, foi sem dúvida alguma, um momento especial.
A vida cria oportunidades que as vezes deixamos passar, outros guardamos bem no fundo do coração. Eu resolvi compartilhar e agradecer publicamente a todas as pessoas que resolveram deixar meu aniversário tão especial.
Que Deus abençoe cada pessoa que direta ou indiretamente fizeram mais um dia feliz da minha vida. São momentos simples de atitudes otimistas que fazem a gente acreditar que a vida vale a pena.
Começou com uma carta linda da Tamires, com a letra da música do Roberto Carlos, como é grande o meu amor por você. Depois a surpresa do meu amigo e irmão Dr Miguel, da Doutora Luciana e equipe da Transduson, depois um almoço com meus amigos Paulo e Fernando e por fim uma noite mágica com minha família.
Amei e quero curtir muito todos estes momentos.
Obrigado!
Ronaldo Damaceno