Postagem em destaque

Um Líder de sucesso sabe lidar com as divergências

Nos últimos meses escrevi alguns textos sobre liderança, focado no comportamento e atitudes, que considero ser essenciais para que uma pes...

sábado, 5 de dezembro de 2015

Uma regra básica para obter sucesso

Andei observando as pessoas que tiveram sucesso naquilo que fizeram e percebi que existe uma regra básica. Todas elas, buscavam forças no isolamento social, mas quando fazem negócios, encontram o equilíbrio das melhores pessoas, em prol de um objetivo comum.

Trabalhar as diferenças comportamentais, as vaidades individuais é essencial para formular uma equipe. Sendo assim, tem mais sucesso, a pessoa que consegue canalizar aquilo que o outro tem de melhor na direção daquilo que se pretende. É com este foco, que as grandes personalidades vivem ou viveram. Elas descobriram, que sozinhas, não chegariam a lugar algum e se empenharam em desenvolver relacionamentos comprometidos com o propósito idealizado, ou seja, entenderam que o segredo das ilhas, em que, mesmo isolada, vive em harmonia com os quatro elementos essenciais da natureza.

O isolamento é fundamental para criar um propósito, pois permite o enriquecimento da idéia, uma vez que na fase inicial, as falhas ocorrem de diversas maneiras diferentes e o indivíduo precisa entender as causas na busca de maturar este propósito, porém, a medida que o propósito evolui para um projeto, é preciso planejar ações capazes de atrair pessoas, sejam elas clientes, investidores, colaboradores ou fornecedores. Quanto maior o número de adeptos e/ou seguidores, maior a chance de se obter êxito e sucesso.

Nesta fase de construção de um ideal, precisamos separar as escolhas pessoais. Nem todos irão torcer para o mesmo time de futebol, gostar das mesmas roupas, animais, cores, carros ou pessoas, mas precisará sonhar com a mesma idéia, apoiar e trabalhar por ela. É nesta hora que a definição de papéis com responsabilidades e autoridades precisam ser alinhadas, para que cada energia empregada trabalhe como uma engrenagem na construção deste sonho.

Em algum momento, um trabalhará mais que outro, aparecerá mais, se beneficiará mais e receberá mais que o outro, mas a gratificação, a alegria, a realização deverá ser plena para todos os envolvidos ao final deste exercício. É por isto, que todo projeto tem vida útil e sofre menos quem consegue planejar cuidadosamente este ciclo de vida: início, meio e fim.

Ninguém conseguirá ser melhor ou maior pra sempre. Em algum momento este ciclo será quebrado. Faz parte do processo. O importante é ter o entendimento de que isto é saudável e necessário, do contrário, perderia a graça e o sentido de viver. A vida é um processo de melhoria contínua e de transformação constante e as pessoas, precisam seguir este fluxo.


Ronaldo Damaceno
Gestor Executivo em Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário